A Baía do Iguape

UM SANTUÁRIO SOCIOAMBIENTAL E CULTURAL AMEAÇADO


A Baía do Iguape é a área mais conservada da Baía de Todos os Santos,  no Estado da Bahia. Extensa faixa de manguezal, Mata Atlântica, mamíferos aquáticos, comunidades tradicionais da pesca e quilombolas, são algumas características que marcaram, em 2000, a criação da Reserva Extrativista Marinha Baía do Iguape.

Em 2009, com a intenção do Governo do Estado da Bahia e de empreiteiras em viabilizar a instalação de um Pólo Industrial Naval na região, os limites da RESEX foram alterados, aumentando os conflitos com as comunidades locais, que se organizam cada vez mais, inclusive com algumas ONGs ambientalistas e pesquisadores, para defenderem seu território, reconhecendo todos os sujeitos sociais envolvidos a importância histórica, cultural e ambiental da Baía do Iguape.

Este blog vem a ser uma ponte entre este grupo e toda a sociedade, contribuindo para um debate que busque estimular a mudança da lógica que imprime desrespeito e degradação por outra, que respeite a diversidade e que garanta qualidade de vida no planeta.

Comissão Pró-Iguape.

comissaoproiguape@yahoo.com.br

%d blogueiros gostam disto: